Dia, que por muitos, é considerado como injusto, afinal não existe também um dia dos Homens. Mas o dia das mulheres existe para reforçar a luta feminina pela conquista de seu espaço. Neste dia, é de praxe recebermos diversas formas de homenagens. Nós, do Pronúncia Mulher, percebemos que relembrar grandes mulheres da história, também serviria como uma forma de homenagear o passado, e também, o presente do sexo feminino. Elegemos dez grandes mulheres, e entre elas destacam-se nomes em grandes revoluções, na política, na caridade, arte e também no entretenimento.
Que para você, elas de alguma forma também sirvam de exemplo, e inspiração!
Joana d'Arc (1412 – 1431)
Nascida em 1412 na França, hoje Joana d’Arc é a padroeira do país, pois foi nada mais nada menos que a maior heroína da Guerra dos 100 anos entre a França e a Inglaterra. 500 Anos após a sua morte (aos 19 anos, queimada em praça pública), foi canonizada pelo papa Bento XV.
Frida Kahlo – (1907-1954)
Frida é uma das pintoras mais prestigiadas no mundo da arte. Exemplo de artista que atingiu a consagração pelo mérito excepcional de sua obra, mas também por sua personalidade, com marcas de exotismo, ambigüidades e excentricidade, Kahlo se destacou por sua vida incomum e pela capacidade de ser a artífice da imagem que queria perpetuar de si mesma.
Tarsila de Amaral (1886 a 1973)
Um dos maiores nomes das artes plásticas brasileiras, foi uma das figuras centrais na primeira fase do movimento modernista brasileiro. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico e foi a obra brasileira a alcançar o maior valor em um leilão internacional: 1,5 milhão de dólares.
Simone de Beauvoir (1908 a 1986)
Escritora e feminista, Simone de Beauvoir fez parte de um grupo de filósofos-escritores associados ao existencialismo - movimento que teria enorme influência na cultura européia de meados do século passado, com repercussões no mundo inteiro.
Madre Tereza (1910 – 1997)
Madre Teresa de Calcutá, foi uma missionária católica albanesa, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, tornou-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas por ajudar crianças abandonadas, aidéticos, mulheres que haviam sido abusadas e engravidaram e leprosos.
Evita Peron (1919 – 1955)
Foi a mulher mais influente das Américas. Esposa do ditador argentino Juan Perón, foi uma personalidade política muito influente, que ficou conhecida por ser defensora "dos sem camisa", ou seja, dos pobres e oprimidos. Evita, morreu em 1955 vítima de câncer uterino.
Margaret Thatcher (1925)
Margaret Thatcher tornou-se a primeira mulher a dirigir uma democracia moderna, sendo eleita primeira-ministra do Reino Unido em 1979. Governou com pulso firme até 1990, ganhando o apelido de "Dama de Ferro", por suas posturas inflexíveis. Desde os 83 anos, vem sofrendo de demência.
Dilma Rousseff (1947)
Atual presidente do Brasil, em 2009 foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes do ano, pela revista Época e, em novembro do ano seguinte, a revista Forbes classificou-a como a 16ª pessoa mais poderosa do mundo. Em 2011 estava incluída na lista das 100 personalidades mais influentes do planeta pela revista Time, como a terceira mulher mais poderosa do planeta e 22ª pessoa mais poderosa do mundo pela Forbes.
Oprah Gail Winfrey (1954)
Apresentadora de televisão e empresária estadunidense, seu talk-show teve a maior audiência da história da televisão estadunidense. De acordo com a revista Forbes, Oprah foi eleita a mulher mais rica do ramo de entretenimento no mundo durante o século XX, uma das maiores filantropas de todos os tempos e a primeira mulher negra a ser incluída na lista de bilionários, em 2003.
Lady Di (1961 – 1997)
Primeira esposa de princepe Charles, Lady Di tornou-se uma das mulheres mais famosas do mundo. Um ícone da moda, um ideal de beleza e elegância feminina, admirada por seu trabalho de caridade, em especial por seu envolvimento no combate à AIDS e na campanha internacional contra as minas terrestres. Após uma década após a sua morte, Lady Di continua sendo uma das celebridades mais constantes na imprensa. O seu nome é citado pelo menos 8 mil vezes por ano na imprensa britânica.
Feliz dia da Mulher!